Sala de Imprensa

Visita también la Sala de Prensa en español
03-10-2019 Todos

VWCO investiga mais segmentos e sinergias em eletromobilidade

A VWCO também investiga opções de tecnologias mais sustentáveis para o segmento de entrada em veículos comerciais. Para isso, criou um time dedicado de e-Mobility com engenheiros brasileiros em Resende, que estuda soluções utilizando tecnologia e componentes de outras empresas do GRUPO TRATON. Assim, neste Innovation Day, a VWCO vai apresentar um caminhão-conceito e-Delivery de 4 toneladas, numa inédita sinergia estratégica entre o Grupo e seus parceiros de aliança.

Preparado para utilizar componentes do Grupo TRATON e seus parceiros de aliança, o caminhão-conceito e-Delivery de 4 toneladas está sendo apresentado nesta versão com componentes elétricos de trem de força fornecidos pela Hino Motors, demonstrando a flexibilidade e adaptabilidade do produto no atendimento das demandas globais de mobilidade sustentável.

O modelo é ideal para operações urbanas de distribuição com cargas mais volumosas. Para oferecer a agilidade demandada, seu trem de força entrega em torno de 85 kW e torque máximo de 280 Nm, associado a uma redução de 12:1. O motor é de alta rotação, alcançando 8.000 rpm para produzir toda a potência necessária à operação. Sua autonomia pode chegar a 200 quilômetros com seu conjunto de baterias de íon de lítio.

Sua configuração se diferencia dos demais modelos e-Delivery porque a tração é dianteira. Baterias e sistemas auxiliares estão localizados na porção central e traseira, numa comprovação da flexibilidade da arquitetura da VWCO. Este caminhão carrega em seu desenvolvimento evoluções apreendidas ao longo dos mais de 15 mil quilômetros rodados pela VWCO com seus caminhões elétricos.

É o caso do sistema de resfriamento e aquecimento do conjunto de baterias para garantir uma maior vida útil. Também incorpora todas as soluções de inteligência já disponíveis no restante da linha e-Delivery, como modo de carregamento rápido, função de economia de energia, freio regenerativo, auxílio para partida em rampas, suspensão independente, entre outros.

Como novo atributo, está o carregador embarcado, que viabiliza a recarga AC e pode se caracterizar como alternativa quando não houver infraestrutura disponível. O VW e-Delivery de 4 toneladas vem ainda com pneus de baixo atrito específico para veículos elétricos, com menor resistência ao rolamento para maior duração de cada carga na bateria.